quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Palpites das Eliminatórias

Hoje é a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. No continente está quase tudo certo. Brasil, Paraguai e Chile bateram o carimbo pra África do Sul. Restam ainda uma vaga certa e uma na repescagem contra um time da América do Norte. Vamos ponderar sobre os jogos.


Peru x Bolívia – Jogo de lanternas. Ambos times não almejam mais nada nas Eliminatórias e buscam apenas dignidade. A Bolívia vem com um pouco mais de moral já que bateu o Brasil em casa jogando sobre a altitude de La Paz. Agora, jogando em Lima, a situação inverte. O Peru vem de uma derrota para a combalida Argentina e, por jogar em casa, tem um fiapo de favoritismo.


Paraguai x Colômbia – Jogo pra cumprir tabela. A Colômbia, a frente apenas de Bolívia e Peru, em nada lembra os dias em que foi a terceira força do continente, posto que agora pertence, aparentemente, ao Paraguai. O jogo em Assunção serve para uma grande festa uma vez que o time da casa já está classificado. Mesmo sem grandes pretensões, o Paraguai é favorito. A Colômbia quer fazer um papel bonito na despedida.


Chile x Equador – Com o Chile garantido na Copa, o Equador luta para garantir a quarta vaga do continente num jogo muito parelho. A vitória do Equador garante, na pior das hipóteses, a repescagem. Mas o Chile quer fechar com chave de ouro a ótima Eliminatória que disputou. Um empate é algo plausível, mas o Chile vai endurecer o caldo pro Equador.


Brasil x Venezuela – Matematicamente, a Venezuela ainda tem chance de garantir, ao menos, uma vaga na repescagem, mas a tarefa não será nada fácil. Bater o Brasil, mesmo que desfigurado, é algo impensável. O Brasil vem de uma derrota inócua para a Bolívia e quer fechar bem as Eliminatórias. Os reservas que jogarão hoje vão mostrar serviço. Para a Venezuela, que sempre foi saco de pancada, as perspectivas são muito boas e enche de confiança a torcida viñotinto.


Uruguai x Argentina – É o jogo mais aguardado da rodada e o crucial para ambos. A vitória argentina contra o Peru deu aos pupilos de Maradona a quarta colocação. O Uruguai está em quinto lugar e, hoje, disputaria a repescagem. Só que hoje quem ganhar carimba a vaga pra África do Sul e joga o outro pra repescagem ou, pior, pra fora da Copa. Jogo duríssimo de sair sangue, mas a aura do Centenário dá aquela vantagem ao Uruguai. Os argentinos que se virem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário