domingo, 4 de outubro de 2009

Onde houver dúvida...

Hoje, dia quatro de outubro, é dia de São Francisco de Assis, de quem meus pais tomaram emprestado o nome a este blogueiro que não é um exemplo de religiosidade e não faz muita questão disso. Mesmo assim, admiro demais a história do santo de Assis, que renunciou a uma vida de regalos e riquezas para viver um voto de pobreza sincero e abnegado. Francisco foi um homem coerente desde sempre com aquilo que pregava, bondade, respeito aos animais (é considerado o patrono da ecologia). Este blogueiro recomenda que se assista o filme Irmão Sol Irmã Lua, de Franco Zefirelli. Para encerrar esse post que é uma breve homenagem a Francisco de Assis, um sujeito que merece toda admiração, segue a belíssima oração atribuída a ele, uma lindíssima súplica que vale tanto pela sua intenção como pelo seu lirismo.


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,

Onde houver discórdia, que eu leve a união,

Onde houver dúvida, que eu leve a fé,

Onde houver erro, que eu leve a verdade,

Onde houver desespero, que eu leve a esperança,

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

consolar que ser consolado;

compreender que ser compreendido,

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe

é perdoando que se é perdoado

e é morrendo que se nasce para a vida eterna...



Nenhum comentário:

Postar um comentário