segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mico da Semana



Essa semana aconteceu algo que boa parte das pessoas conscientes desse país queria ver. Sua Excrecência, o Supremo Juiz dos Ricos e Opressores Gilmar Mendes tomou, em plena sede do STF e diante das câmeras, uma enquadrada federal (com toda a pompa que o termo merece) do seu colega de toga Joaquim Barbosa.

A cena, a princípio vexosa uma vez que é estranho e bastante vulgar presenciar uma discussão acalorada entre juízes federais, guardiões da carta legal maior de nosso país, foi uma lavada na alma daqueles que, como eu, vêem Gilmar Mendes como um empecilho à construção de uma justiça realmente justa. O homem que desfez todo um trabalho primoroso da Polícia Federal ao libertar Daniel Dantas se viu afrontado pelo seu colega ao ser desafiado a sair às ruas e não tratá-lo como os capangas.

Gilmar Mendes, sim, destrói a credibilidade da casa máxima da Justiça brasileira. Ainda bem que alguém ousou confrontá-lo. Melhor ainda que foi aquele ministro eivado de credibilidade, que enquadrou seriamente os mensaleiros colocando partidários do presidente Lula, o presidente que o indicou ao posto e que agora causou um bom cisma. Luta de classes? Interesses políticos? Ideologias? Seja o que for, Joaquim Barbosa foi no STF a voz dos indignados com a justiça para os ricos. Resultado disso a popularidade conferida a Joaquim Barbosa e o mico da semana a Gilmar Mendes contra quem pesa acusações de violência e desmandos. A Justiça, ministro Gilmar, é pra todos. Ser juiz não lhe confere nada além do que o poder de provê-la aos que necessitam dela e não a quem pode pagar pelos melhores advogados. Acate o conselho de seu colega e saia à rua. Confronte sua popularidade junto aqueles que, mesmo sem entender de direito, se envergonham da sua atuação parcial junto aos ricos e aos poderosos. Como se vê, o poder também é questionado em sua aura máxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário