segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mico da Semana


A notícia que mais chocou essa semana foi o terrível terremoto na região de Abruzzo, na Itália, e que arrasou a cidade de Áquila, cidade com igrejas e construções históricas, todas devastadas pelo tremo de mais de seis pontos na escala Richter.

Uma tragédia, sem dúvida. Como é de costume quando se dão esses cataclismos naturais, há ajuda humanitária de todos os lados do mundo e nessas horas pouco vale se o gesto é voluntário e descompromissado ou cheira a altruísmo de propaganda. Seja como for, a cantora Madonna doou para as vítimas do terremoto uma quantia estimada em 500 milhões de dólares. Algo bastante “substancial” como foi veiculado pela mídia. A popstar alegou que o fez porque o vilarejo de Pacentro, próximo à Áquila, é o local de onde vieram seus avós. Se marketing ou não, é um dinheiro bem vindo e útil.

Inútil foi mais uma declaração do premier italiano Silvio Berlusconi. Este cancro da política européia, que chama Barack Obama de “bronzeado” e se comparou dizendo ser “mais pálido” que o presidente dos Estados Unidos, cometeu mais uma gafe. No auge da tragédia, quando os bombeiros ainda procuravam sobreviventes e os mortos eram contando e enquanto os sobreviventes se alojavam em acampamentos, o rapaz comparou a situação dos desabrigados a um camping de fim de semana. Claro, tudo o que um desabrigado de um terremoto que perdeu tudo e pede aos céus pelas pessoas desaparecidas quer é acampar numa tenda provisória.

Berlusconi está para a Itália, mais ou menos, como Paulo Maluf está para o Brasil. Contra ele correm acusações fundadas de corrupção, politicamente vive de bravatas e frases que beiram o ridículo tocando fundo em preconceitos (como no caso do presidente dos EUA) e faz a alegria dos xenófobos italianos com suas políticas anti-imigração. E como Paulo Maluf, por mais incompetente que seja, Berlusconi tem eleitorado cativo e é eleito rotineiramente. Infelizmente, burrice política não é mesmo um mal exclusivo nosso. E infelizmente, um chefe de governo que fala tamanhas bobagens é querido no país. Fazer o quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário