domingo, 26 de abril de 2009

Choque alvinegro

Hoje é a primeira perna da final entre Santos e Corinthians. Clássico de excelência. Jogo em que o rei do futebol mais gostava de fazer gols e marco de grandes jejuns. O Santos ficou onze anos sem perder para o rival entre os 1957 e 1968, Jogo que já decidiu campeonatos brasileiros (vitória do Santos, show de Robinho) e paulistas (vantagem dos Santos). O clássico alvinegro é sempre muito emocionante pra ambos os lados. Se o Santos tem mais sucessos em finais contra o rival, o Corinthians, em números, absolutos, tem mais vitórias, 116 contra 92.

A história atual é menos gloriosa para o Santos, mas é incerta para o Corinthians, uma vez que ambos tem elencos muito parecidos, sem grandes diferenciais. A diferença, claro, pesa (literalmente) a favor do Corinthians. Ronaldo estará em campo e num lance pode desequilibrar toda a história. Do lado do Santos, Neymar começa a tomar personalidade de craque. Incensado por alguns gols contra equipes menores, no seu primeiro teste de fogo, justamente contra o Corinthians, passou despercebido em campo e o Santos perdeu.

Em jogos mata-mata, enquanto é regra dizer que o time que fecha a série em casa tem vantagem, me parece que maior vantagem está na mão de quem disputa a primeira partida como mandante. É o caso de hoje. O Santos joga na Vila Belmiro com apoio de sua torcida e pode repetir a história da semifinal quando conseguiu reverter contra o Palmeiras. Se sair da Vila com uma vitória toda pressão de vencer passa ao Corinthians e ao Santos cabe apenas administrar o resultado positivo.

Mesmo com times mais fracos face aos históricos, hoje se enfrentam duas camisas que pesam e muita coisa pode acontecer. Mesmo não sendo a final entre os melhores do campeonato, é a final e mesmo sendo de um torneio tão esvaziado tecnicamente como o Paulista, é uma taça. A taça que já opôs os dois rivais em momentos marcantes do futebol.

Mais informações sobre a história destes dois monumentos do futebol paulista aqui neste site (Vou procurar este livro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário