segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mico da Semana


Poderia-se dizer que o mico desta semana não foi um mico, mas um frango. O gol que o goleiro do Santos, Fábio Costa, que já esteve nesta coluna, tomou sábado no Palestra só não foi totalmente desastroso porque o time praiano bateu o Palmeiras selando a vaga pra final. Aliás, neste jogo, mais vergonhosa foi a briga envolvendo o jogador Diego Souza do Palmeiras, que ensandecido e ingênuo partiu pra cima do zagueiro Domingos vencendo um bando de gente de verde que o tentou segurar. Já expulso, o atleta voltou a campo e agrediu o oponente. Certamente, não ficará impune.

Quem não ficou impune e recebeu sua resposta por falar mais o que devia foi o diretor de futebol do São Paulo Carlos Augusto de Barros e Silva,o Leco, que semana passada a protestar contra uma falta dura que o craque do Corinthians fizera, chamou Ronaldo de ex-jogador. Muito bem, o “ex-jogador” ontem simplesmente teve dois daqueles lampejos que os craques costumam ter. Nesses dois lampejos, Ronaldo fez os dois gols que eliminaram o São Paulo de Leco. Certo, Ronaldo não foi um gentleman ao se referir ao cartola usando até de palavras pouco recomendadas às transmissões televisivas. Mas releva-se o desabafo.

Não é de hoje que os jogos entre São Paulo e Corinthians provocam os nervos das duas torcidas. Historicamente, a rivalidade entre os clubes e notória e envolve um certo teor social. Do lado tricolor se coloca a endinheirada Zona Sul de Piratininga. Do lado do Corinthians temos a periférica Zona Leste. Luta de classes, torcidas acirradas e muita preocupação. O problema é quando a coisa se instala dentro dos escritórios onde os dirigentes deveriam se preocupar em focar a atenção no jogo e não dar declarações que mexam com os brios dos adversários.

Se é claro que Ronaldo cometeu uma falta grave e saiu ileso das regras, Leco, enquanto diretor de futebol deveria se ater aos seus afazeres que é manter o elenco, dar condições de melhores treinamentos para os atletas, sim, fazer com que a falta não dada fosse motivador pro time retomar a vantagem em casa. Fez o contrário. Ao chamar Ronaldo de ex-atleta, mexeu com os brios de um jogador que, mesmo não sendo o jogador espetáculo de anos atrás, ainda é um fator de desequilíbrio. Um descuido com o “ex-jogador” e o estrago está feito. Agora Ronaldo disputa a final enquanto Leco perdeu dos títulos disputáveis o menos importante, mas teoricamente o mais fácil. Para o torcedor são-paulino o Paulista pode não ter o mesmo significado de uma Libertadores, mas agora ganhar o torneio continental, mais que nunca, virou obrigação. Uma dica é alguém impedir que Leco dê declarações infelizes.

E para quem discordar disso tudo e achar que o Mico da Semana é mesmo o gol que o Fábio Costa tomou contra o Palmeiras, ei-lo para a diversão dos partidários. Boa inspiração pros corintianos e motivo de reza para os santistas. Que tenha sido o último frango do dono da camisa um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário