segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mico da semana

O mico da semana poderia ir para a Gaviões da Fiel uma vez que o espetáculo de barbárie dado ontem pela organizada do Corinthians mostra o óbvio. Torcida organizada, independente de clube, nada mais é que uma confraria de marginais que usa do futebol e de uma suposta paixão clubística pra extravasar os instintos criminosos. Encontro de organizada não difere em nada das guerras de facções criminosas nos morros do Rio, por exemplo. Quem perde com isso são os bons torcedores, como eu e você, que em nome do bom senso são privados de acompanhar in loco um jogo muito bom como o de ontem já que queremos preservar nosso corpo e, sem exagero, nossa vida.

O problema é quando a violência da torcida chega ao campo. É terrível ver uma falta feia, uma entrada criminosa contra aquele atacante que você gosta ou quando o cara que pode fazer a diferença pro seu time sofre uma tentativa de homicídio via a arma branca da chuteira de um volante caneludo. Muito pior é quando essa violência ocorre intra-time, dentro dos vestiários entre companheiros de clube, pessoas que deveriam lutar pelo mesmo escopo, o bom sucesso da equipe. Assim fica difícil entender passagens como a dessa notícia após o jogo do Santos contra o Marília em que o técnico do alvinegro praiano recebeu o bilhete azul:

“A crise tomou conta do Santos. O clube anunciou na manhã desta sábado a suspensão de Fábio Costa e Fabiano Eller, que brigaram no vestiário, no intervalo da partida contra o Marília, na última quinta-feira. Os dois estão fora da partida contra o Guarani, domingo, na Vila Belmiro.” (...) A confusão foi enorme. Fábio Costa e Fabiano Eller chegaram a trocar socos e pontapés. A situação só não piorou, pois alguns companheiros se comprometeram para apartar a briga.”

A imprensa especializada falou, até, que o goleiro tentou agredir o zagueiro com uma tesoura. Pergunta: Que várzea é essa? A que ponto chegou o glorioso time do Santos, bicampeão mundial, continental e brasileiro com esse pugilato todo de vestiário? Fábio Costa é um dos poucos heróis da nova era santista. Participante em um dos títulos brasileiros e nos dois últimos paulistas, o goleiro é ídolo, mas também é conhecido por seus acessos de insanidade que se convertem em violência gratuita e eventuais expulsões. Mas chegar a esse ponto? Bem fez a diretoria que suspendeu agressor e agredido. Na Jovem Pan aventou-se uma demissão do goleiro por justa causa. E não seria nada absurda tal atitude. O Santos é uma das forças do futebol brasileiro. É maior, até, que o maior jogador de todos os tempos, que vestiu a camisa do clube elevando-o ao posto que ocupa. É maior que Serginho, Rodolfo Rodriguez, Giovanni e Robinho, ídolos inesquecíveis. Logo é maior que Fábio Costa, um grande goleiro, mas outros virão. E que não nos exponham a tamanha vergonha.

Notícia em itálico tirada de http://www.lancenet.com.br/futebol/FUTEBOL-PAULISTA/noticias/09-02-14/488228.stm?santos-pune-fabio-costa-e-eller-por-briga




Nenhum comentário:

Postar um comentário