domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mudança bem vinda

Li n´O Imparcial de hoje sobre a tramitação de um projeto de lei que pretende mudar o nome do estádio municipal, conhecido por Prudentão, mas que leva o nome de Eduardo José Farah.

Tendo a ser favorável à mudança do nome. Quando foi fundado, na década de 80, o estádio se chamava Estádio Municipal Paulo Constantino, prefeito da cidade à época de sua construção. Nada mais justo.

Porém, como toda política, prefeitos se alternam, situações mudam e inimigos podem se suceder. Foi o que aconteceu aqui. Anos depois do prefeito Constantino, quem assumiu a prefeitura foi Agripino Lima, inimigo político daquele. E uma das mudanças que o prefeito fez em 2002 foi mudar o nome do estádio que, àquela altura, recebia muitos clássicos envolvendo os times grandes de São Paulo em acordos com o presidente da Federação Paulista de Futebol, o Sr. Eduardo José Farah. Tal “amizade” política rendeu ao estádio o nome de seu “benfeitor”. Vale lembrar que até então o máximo que o estádio recebia eram jogos de divisões inferiores já que a cidade, desde a construção do estádio, nunca teve um time nas elites do esporte. Inclusive o apelido do estádio foi mudado por decreto. De Prudentão deveria se chamar Farahzão, mas não pegou. A cidade continua conhecendo seu estádio pelo antigo nome.

Agora, Farah não é mais presidente da Federação e Agripino não é mais prefeito da cidade. Assim a idéia da mudança de nome vem a calhar. Clóvis de Lima, autor do projeto, não tem ainda um nome pra substituição. Seja qual for, que se escolha um patrono que tenha envolvimento com a cidade. Farah não é de Prudente, é de Campinas e, fora o fato de facilitar a vinda de clássicos cá pro oeste, não tem nada a ver com a cidade. Uma sugestão deste blogue é a recuperação do antigo nome. Paulo Constantino pode não ter sido o melhor dos prefeitos, mas foi em sua gestão em que se construiu um dos maiores estádios do interior. E é a ele que essa homenagem deve ser rendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário