quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Why so tetric?

Com a proximidade da entrega do Oscar, muito vem se falando do prêmio póstumo que, provavelmente, será entregue pela atuação do Heath Ledger no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas na pele de um impagável Coringa.

Pessoalmente, acho essa coisa de premiação póstuma muito mórbida. Ok, Ledger teve uma participação sensacional no filme e morreu antes de seu lançamento. Não seria melhor uma homenagem a ele que não envolva diretamente um prêmio?

Existem mortos célebres em diversos campos que jamais receberam uma premiação post-morten. Mahatma Gandhi merecia um Nobel da Paz e nunca o ganhou nem mesmo morto. Guimarães Rosa foi indicado várias vezes para o Nobel de Literatura e também jamais o ganhou nem vivo e muito menos morto.

Eu não simpatizo muito com o Oscar. Normalmente os filmes vencedores são verdadeiras bombas (vide Titanic) e há premiações absurdas além de homenagens de mau gosto como foi, por exemplo, o Oscar honorário a Elia Kazan, macarthista declarado e odiado, pelo conjunto da sua obra. Some a isso, cenas de gosto duvidoso como a empolgação ensaiada de um Roberto Benigni ao ouvir seu nome trinar da boca da Sophia Loren em 1999. O Oscar há muito virou entretenimento de estadunidense feito pro seu povo e vendido a peso de ouro pro mundo todo e acompanhado com sanha sem igual por cinéfilos que crêem na magia da estatueta. Agora querem premiar um morto como já o fizeram em 1976 laureando Peter Finch por Rede de Intrigas.

Heath Ledger ganhou o prêmio de melhor ator em 2006 por Brokeback Mountain. Certamente, uma homenagem com seus grandes momentos no cinema, uma salva de palmas, um minuto de silêncio agraciariam muito mais o bom ator do que um prêmio póstumo que sua filha de três anos só poderia receber daqui quinze, já que é preciso ter dezoito anos pra assinar as formalidades necessárias que envolvem a entrega. Todos os prêmios de Ledger foram ganhos em vida pelo seu público e pela crítica. E um prêmio póstumo já lhe foi conferido, o Globo de Ouro. Agora é deixar ele descansar.

Um comentário:

  1. caro blogueiro, tem muita coisa ruim no oscar sim, mas falar que Avatar é bomba, e o vento levou, o poderoso chefão,senhor dos aneis, lista de schindler e tantos outros. Tem ano franco, mas a excencia do cinemão está lá. Os grandes atores, atrizes , diretores ou profissionais de respeito internacional querem ter esta estatueta.

    ResponderExcluir