sexta-feira, 27 de março de 2009

Samba de todos

Existe uma crítica muito ferrenha à Maria Rita por ela usar do pedigree, filha da Elis Regina e do Cesar Camargo Mariano, e de imitar a mãe no estilo de cantar e no timbre de voz. Pessoalmente, não vejo imitação. Ora, a moça é filha da Elis. Nada mais natural que a voz lembrasse a da mãe.

E se é verdade que nos dois primeiros discos, Maria Rita lembrava muito mais Elis menos pela voz e mais pelo repertório (Elis gravou em espanhol Los Hermanos, Maria Rita gravou Dos Gardenias além de músicas melosas muito parecidas com as que a mãe cantaria chegando até mesmo a confundir um ouvinte desavisado), em seu trabalho mais recente, Samba Meu, de 2007, a moça se afastou definitivamente da sombra da mãe. Com um repertório recheado de sambas bastante suingados por sua voz gostosa, MR conseguiu imprimir um estilo seu que a distancia da mãe além de sedimentá-la como, não mais uma promessa, mas uma realidade da nova MPB, cada vez mais eclipsada nas rádios e chamada de música de elite.

E muito melhor que ouvir a deliciosa voz da Maria Rita é vê-la ao vivo. No show de hoje aqui em Prudente no ginásio da Unoeste, campus I, a moça mostrou magnetismo e muita pulsação além do suingue de suas músicas e, claro, uma beleza irretocável em um corpo muitíssimo bem definido. Observando menos as (belas) pernas da Maria Rita e atendo-se à apresentação, vamos falar do gás que ela imprimiu no repertório de seu novo disco. Os sambas, ao vivo, funcionam mesmo, mexem com a platéia e tomam conta. Sábia, mesmo com poucas músicas no currículo (são apenas três discos), a cantora alterna as novidades mais dançantes com sucessos de outros tempos mais calmos e que são mais conhecidas que foram temas de novelas e minisséries. Tantos estes como aquelas são muito conhecidos pelo público que canta, dança e se diverte com a simpatia dessa linda moça que só tem a evoluir. E aprender que não é de bom tom sair do próprio show antes da banda, o que foi, no entender deste que vos escreve, o único ponto negativo da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário