quarta-feira, 18 de março de 2009

Programe seu domingo

Deu n’O Imparcial que o São Caetano mandará o jogo contra o São Paulo pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista aqui no Rincão. Será o terceiro jogo do torneio nesta cidade que recebeu dois jogos do Corinthians e um gol do Ronaldo além de sediar uma balada e frutificar uma confusão do mesmo.

O São Caetano alega que será mais rentável transferir o jogo do Anacleto, onde cabem só 14 mil torcedores pro Prudentão, que comporta 45 mil. De fato. Mas o que sobrará de líquido para os cofres do Azulão? As despesas de transporte e estadia do time serão maiores uma vez que São Caetano do Sul está mais longe de Prudente que São Paulo. Pouca coisa, mas está.

O São Paulo deixou claro que é contra a mudança do local do jogo e alega que a viagem pra Prudente desgastaria a equipe, que logo depois disputa um jogo pela Libertadores em São Paulo. Por seu lado, a Federação Paulista não foi comunicada da mudança do local. O São Paulo avisa que se ela consentir aumentará ainda mais o rompimento entre Federação e clube.

Tenho uma opinião muito decidida sobre isso. Pra mim, o time tem que jogar em seu estádio. Se o São Caetano quer ter mais público em seu estádio que reforme seu estádio ou mande o jogo em local próximo, afinal a reclamação do São Paulo procede. O São Caetano, como freqüentador de Libertadores noutros tempos, deveria saber que as distâncias e os custos atrapalham o planejamento de um time que disputa diversas competições e precisa priorizar uma às outras.

O prefeito de Prudente, Tupã, estará em São Paulo pra negociar com o São Caetano a vinda da equipe pra Prudente. Certamente, como no episódio do Corinthians, o risco da prefeitura arcar com os gastos dos dois times é muito grande. E entra em campo a questão ética: Seria correto a cidade custear com dinheiro do contribuinte os gastos nada baratos de uma equipe que nada tem a ver com a cidade? Qual a finalidade dessa política de pão e circo mostrada pelo Tupã e já conhecida do seu capo político, o Agripino?

Enquanto isso, o valente Oeste Paulista, time da cidade que é gerido pelo Adriano Gerlim, ex-jogador do São Paulo, faz um papel marcante na terceira divisão malgrado os problemas (salários atrasados, falta de patrocínio). Não seria mais correto e justo com a cidade e com os fãs de futebol investir esse montante na equipe local para, em longo prazo trazer não só o São Paulo e o São Caetano, mas outros times pra Prudente e enfrentar um elemento local?

O jogo promete ser bom e ter aceitação, mas muitas perguntas e incorreções o cercam além das reclamações de diversos agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário