sexta-feira, 27 de março de 2009

Arrebenta Barbudo!



Fez-se uma celeuma desnecessária em cima da fala do presidente Lula quando ele disse que a crise econômica foi causada por gente loira de olhos azuis. Tirando o discutível teor racista de sua colocação, uma coisa não se nega: Lula foi direto e verdadeiro.

É lógico que não existe (ou nunca se viu) banqueiro índio ou negro e que os especuladores mais poderosos e influentes estão todos acima do Equador e são brancos. Talvez, a infeliz frase de Lula, por mais verdadeira que seja, devesse ser guardada, mas e se ela nunca fosse dita? Se a culpa nunca fosse atribuída?

É sabido que desde a ascensão do Império Romano, houve um eurocentrismo marcante seja cultural seja mercantil seja político. E, mesmo sendo a Europa um continente miscigenado e policultural, sobressaiu-se o tipo inglês mais branco que os romanos mediterrâneos. Anos depois, com o achamento da América do Norte e a colonização e ascensão dos EUA, o tipo branco e loiro continuou sendo o dominante nos principais postos de liderança.

Por essas, na história, durante muito tempo, os brancos estiveram no comando de decisões, inclusive subjugando outras raças, aniquilando nativos na América, escravizando negros na África e dominando quase todos os povos asiáticos. Isso quando não se destruíam entre eles nas diversas guerras introeuropéias. Nessas, espanhóis e portugueses, ingleses e franceses, alemães e russos cometeram verdadeiras hecatombes humanas em que muitos brancos morreram nas mãos de outros brancos provando seu pior veneno.

Lula pode até ter parecido óbvio dizendo que esta crise é culpa dos brancos de olhos azuis, mas evidente que não são responsáveis só por esta, mas como por quase todas em diversos campos. Mas foi de uma sinceridade monstruosa a jogar a culpa em quem a tem. Mais do que isso, o ótimo discurso defendendo as classes menos favorecidas mostra que o presidente, mesmo sendo politicamente incorreto (graças a Deus), consegue agradar a muitos e arrepiar outros tantos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário