quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como ganhar um título (pro seu adversário)

1 – Perca o embaloFaça um campeonato irretocável, salte na frente de todos os adversários jogando bem, revele o melhor jogador do torneio até ele ir pra Seleção e começar uma curva vertiginosamente descendente. Agregue a essa perda de qualidade todo o resto do time, mas não se esqueça de colocar a culpa na contusão de outro atleta e nunca na displicência do elenco.


2 – Contrate um técnico top de linhaQuando o atual técnico mostrar que não quer mais nada com o elenco e pedir as contas, coloque um homem da casa, que conhece por dentro o elenco e goza da confiança e da simpatia dele. Mas não se esqueça de tratá-lo como interino. Enquanto isso, não poupe esforços em contratar um técnico super campeão, com salário astronômico. Pouco importa que ele esteve até há pouco num dos seus maiores rivais, sendo campeão lá inclusive, e não tem qualquer identidade com seu time. Pode ser que o aproveitamento seja menor, mas isso é mera estatística.


3 – Contrate um internacionalSe o time estiver azeitado e jogando redondinho, incremente o poder de fogo da equipe contratando um jogador que tem a cara do time e está jogando fora do país. Atacante, de preferência. Talvez ele peça um salário mais alto que a média do time e seja a estrela numa equipe que se destaque pelo conjunto. Talvez, também, haja uma antipatia velada do resto do elenco em relação a esse jogador, mas isso é problema do técnico top de linha contratado. Ele que descasque o abacaxi.


4 – Ponha a culpa no juizSe o time, mesmo com essas atitudes, não estiver indo muito bem e começar a ser sombreado numa liderança tranqüila, não se envergonhe. A ineficiência de seu time é culpa do árbitro, que não marca gols legítimos. Claro que o árbitro erra, mas aquele gol seria capaz de redimir todos os gols que o time não fez nas últimas seis partidas. Se o presidente do time fizer críticas ostensivas via imprensa, talvez a coisa ganhe ares bem mais graves. Só tome cuidado com o tribunal.


Se isso não der certo, não se esqueça de temperar os ânimos do elenco. De repente, eles podem sair no braço em pleno campo. Isso pode pegar mal, mas tudo bem. Ser campeão é só um acidente e Libertadores tem todo ano mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário